Procuradoria da Mulher apoia campanha Novembro Azul

A vereadora Comandante Nádia (PMDB), Procuradora Especial da Mulher na Câmara de Vereadores, aderiu, junto às demais vereadoras mulheres, a Campanha Novembro Azul, que visa conscientizar os homens sobre os riscos do câncer de próstata.

“Temos que ajudar nossos, pais, irmãos, maridos, filhos e amigos a prevenir essa doença que é tão perigosa e que tem sido muito frequente. O diagnóstico antecipado é a melhor maneira para combater e tratar”, destacou a vereadora.

O câncer de próstata pode ser diagnosticado através de exame de toque e de sangue, chamado PSA.

Hoje em dia é aceito solicitar PSA para:

• Homens com mais de 50 anos que estão em risco médio de câncer de próstata (CaP) e com esperança de vida de pelo menos mais 10 anos
  • Homens com idade 45 nos com alto risco de desenvolver CaP: Afro-americanos e homens que têm um parente de 1º grau (pai, irmão ou filho) diagnosticados com CaP em idade precoce (menos de 65 anos de idade)
  • Homens com 40 anos em risco mais elevado (aqueles com mais de um parente de 1º grau que tiveram CaP em idade precoce)