Arquivo mensais:novembro 2020

Recepção de boas-vindas às vereadoras da capital

Mesa diretora recebe vereadoras eleitas.


A Procuradora Especial da Mulher e 2ª Vice-presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Lourdes Sprenger, recepcionou a todas as vereadoras que farão parte da 18ª Legislatura a partir de janeiro de 2021. A composição da Câmara, atualmente com 5 vereadoras, terá 11 mulheres no próximo ano. Na ocasião da recepção, com a participação do presidente da Câmara, vereador Reginaldo Pujol, além da sessão de fotos para a imprensa, todas receberam uma rosa, acompanhada de cartão de Boas-Vindas.

Lourdes Sprenger saudou a todas e falou que a Procuradoria Especial da Mulher, da Câmara Municipal de Porto Alegre, tem como missão: zelar pelos direitos da mulher (bem como fiscalizá-los), pela participação mais efetiva das vereadoras nos órgãos e atividades do Legislativo, promover a integração entre o movimento de mulheres e a Câmara Municipal, entre outras ações.

A recepção aconteceu na tarde de quinta-feira, 19/11, seguido de visita até o Plenário Otávio Rocha, onde acontecem as sessões ordinárias e extraordinárias, local de debates e votações dos projetos de lei. Em virtude dos protocolos de prevenção à saúde, as sessões presenciais têm ocorrido nas quartas-feiras, no Plenário Ana Terra (com ventilação adequada) e as reuniões através de transmissão online.

Atualmente, o Legislativo de Porto Alegre conta com: Cláudia Araújo (PSD), Comandante Nádia (DEM), Karen Santos (PSol), Lourdes Sprenger (MDB) e Mônica Leal (PP), que foram reeleitas para novo mandato. Na próxima Legislatura, estarão presentes, também: Bruna Rodrigues (PCdoB), Daiana Santos (PCdoB), Fernanda Barth (PRTB), Laura Sito (PT), Mariana Pimentel (Novo) e Psicóloga Tanise Sabino (PTB).

Foto: Leonardo Contursi/Câmara Municipal

Novembro Azul – mês de conscientização e prevenção do câncer de próstata

Novembro Azul é o mês mundial de combate ao câncer de próstata

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e pode levar à morte caso não seja tratado preventivamente.

O que é a próstata?
É uma glândula do sistema reprodutor masculino que localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Sintomas: na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

Prevenção e tratamento:
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.

Fontes:
Agência Brasil
Sociedade Brasileira de Urologia
Edição: GS