Arquivo mensais:novembro 2017

Procuradoria da Mulher participará dos 16 Dias de Ativismo

Campanha global criada pela Organização das Nações Unidas busca o fim da violência contra as mulheres

A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Porto Alegre participará da campanha mundial 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres – criada pela ONU -, que, na Capital, começa em 20 de Novembro. Como ficou definido em reunião realizada na manhã desta terça-feira (14/11), durante a campanha a Procuradoria, presidida pela vereadora Comandante Nádia (PMDB), promoverá atividades e se somará a ações organizadas por entidades e órgãos ligados à defesa dos direitos da mulher.

Além de Comandante Nádia e das servidoras da Procuradoria, compareceram à reunião representantes dos gabinetes das vereadoras Fernanda Melchionna (PSOL), Mônica Leal (PP) e Sofia Cavedon (PT). Elas pretendem marcar presença no Largo Glênio Peres e em algum bairro da periferia, com distribuição de cartilha informativa sobre direitos e serviços de atendimento às mulheres e material sobre os 11 anos da Lei Maria da Penha – Lei Federal 11.340/2006, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. As datas desses atos públicos deverão ser definidas ainda nesta semana.

Nádia informou que, até agora, três atividades com participação ou promovidas pela Procuradoria já estão confirmadas para a campanha. No dia 20, segunda-feira, será realizado o Seminário Saúde da Mulher, das 14 às 18 horas, no Plenário Ana Terra, com apoio também do gabinete do vereador Airto Ferronato (PSB). Já no dia 26, domingo, vereadoras e servidoras estarão conversando com o público e distribuindo material informativo a partir das 10 horas junto ao Monumento ao Expedicionário, no Parque da Redenção. Logo após a campanha na Capital, no dia 7 de dezembro, a Procuradoria promoverá o Seminário Violência contra a Mulher – Qualificando e Ampliando a Assistência, em parceria com o Hospital Fêmina.

A vereadora ressaltou que a Procuradoria da Mulher está aberta a todos. Também anunciou que, tão logo terminem as atividades dos 16 Dias de Ativismo, a Procuradoria começará a definir a pauta de ações para março de 2018, Mês Internacional da Mulher. Informações: (51) 3220-4358.

Confira a programação:

f745eda3-16c9-454a-8c0f-e3a9bb162994

 

 

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Procuradoria da Mulher apoia campanha Novembro Azul

 

A vereadora Comandante Nádia (PMDB), Procuradora Especial da Mulher na Câmara de Vereadores, aderiu, junto às demais vereadoras mulheres, a Campanha Novembro Azul, que visa conscientizar os homens sobre os riscos do câncer de próstata.

“Temos que ajudar nossos, pais, irmãos, maridos, filhos e amigos a prevenir essa doença que é tão perigosa e que tem sido muito frequente. O diagnóstico antecipado é a melhor maneira para combater e tratar”, destacou a vereadora.

O câncer de próstata pode ser diagnosticado através de exame de toque e de sangue, chamado PSA.

Hoje em dia é aceito solicitar PSA para:

  • Homens com mais de 50 anos que estão em risco médio de câncer de próstata (CaP) e com esperança de vida de pelo menos mais 10 anos
  • Homens com idade 45 nos com alto risco de desenvolver CaP: Afro-americanos e homens que têm um parente de 1º grau (pai, irmão ou filho) diagnosticados com CaP em idade precoce (menos de 65 anos de idade)
  • Homens com 40 anos em risco mais elevado (aqueles com mais de um parente de 1º grau que tiveram CaP em idade precoce)

Procuradoria entrega lenços da campanha “Doe Lenços” ao IMAMA

Na tarde de quinta-feira, a procuradora especial da Mulher, vereadora Comandante Nádia (PMDB), recebeu a vice-presidente do IMAMA, Beatriz Moser, junto as vereadoras Sofia Cavedon (PT) e Fernanda Melchiona (PSOL), para fazer a entrega dos lenços arrecadados na companha “Doe Lenço”.

Mais de 100 lenços foram doados, e farão o alento de muitas pacientes em tratamento. “Foi muito importante essa parceria da Procuradoria da Mulher com o IMAMA. Mobilizamos não só as vereadoras, como também os vereadores e os funcionários da Casa, que colaboraram doando lenços. Agradecemos a mobilização, muitas mulheres ficarão mais felizes e terão incentivo para enfrentar essa doença”, destacou Nádia.