Vereadores manifestam solidariedade à luta contra o feminicídio

Movimentações em Plenário durante a Sessão Ordinária. Aprovação da Moção Conjunta de apoio ao Levante contra o Feminicídio, proposta pela Vereadora Bruna Rodrigues.

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou por unanimidade a Moção de Solidariedade à ação Levante Feminista contra o Feminicídio. De autoria das vereadoras Bruna Rodrigues e Daiana Santos, ambas do PCdoB, o requerimento engaja o Legistativo da capital gaúcha à mobilização nacional contra o assassinato de mulheres.

De acordo com o texto, a matança de mulheres é visto como “um verdadeiro genocídio”, assim como ocorre com os povos negro e indígena. Segundo as autoras, no primeiro semestre de 2020 foram mortas 648 mulheres brasileiras, “a maioria negras e vivendo em duríssima desigualdade social”.

A moção ainda refere que a violência contra as mulheres “é um problema estrutural da cultura machista, racista e homo-lesbo-transfóbica, que nega às mulheres o direito a uma vida livre e plena”. Entendem que é “imprescindível” que os setores democráticos da sociedade reconheçam que as violências contra as mulheres devem ser enfrentadas com programas consistentes e lembram mulheres que pereceram na luta pela igualdade, como a vereadora carioca Marielle Franco (PSOL), assassinada há mais de três anos, na cidade do Rio de Janeiro, em 14 de março de 2018.

Texto: Milton Gerson (reg.prof. 6539)

Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Foto: ElsonSempé Pedroso/CMPA