Comandante Nádia assume Procuradoria Especial da Mulher da CMPA

A vereadora Comandante Nádia (PMDB) assumiu hoje (29/6) como Procuradora Especial da Mulher da Câmara Municipal de Porto Alegre. A designação é fruto de um acordo entre as quatro parlamentares que, de forma unânime, a elegeram para o mandato de um ano. A posse ocorreu durante a sessão plenária. A vereadora Mônica Leal (PP) será a vice-Procuradora.

Comandante Nádia é a nova Procuradora Especial da Mulher

“Estou muito feliz em assumir a Procuradoria da Mulher na Câmara, um espaço que foi conquistado pela compreensão deste Legislativo sobre a relevância da pauta que envolve a discussão sobre os direitos da mulher”, afirmou. “Meu objetivo é conduzir um trabalho que transcenda as questões partidárias e ideológicas, e busque unir os parlamentares desta Casa em torno do objetivo maior desta Procuradoria, que é a mulher”.

Ao comentar as dificuldades e desafios que as mulheres ainda enfrentam diariamente na sociedade, Nádia destacou as discrepâncias salariais e a falta de incentivo profissional como problemas a serem enfrentados. “É certo que a humanidade experimenta nos últimos séculos um impressionante desenvolvimento tecnológico, mas ele não se faz proporcional ao progresso em sentido moral”.

“Em nossa assimétrica civilização, ainda persistem, com extraordinária renitência, inúmeras discriminações das quais se originam diversas formas de violência, a justificar a assertiva de Einstein de que nossa tecnologia ultrapassou nossa humanidade”.  Nádia ponderou que as quatro mulheres vereadoras e toda a comunidade de mulheres porto-alegrenses não podem fazer este enfrentamento sozinhas, pois é preciso que também haja o apoio dos homens nesta luta.

Entre os presentes à sessão, estiveram a diretora Salma Valêncio, da Diretoria de Políticas para as Mulheres da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, Fernanda Machado, coordenadora da Coordenadoria da Mulher do Município, Eunice Flores, do PMDB Mulher, Cátia Lara, da Procuradoria da Mulher da Assembleia e do gabinete do deputado Edson Brum, Rosângela Garcia, da CEDM, Leocádia Young, do Fórum Estadual das Mulheres.

TON_7171 TON_7152 eb85469c-9f12-44ca-b2fc-221bf13c67ad TON_7172

Procuradoria

Instituída em junho de 2015, a Procuradoria Especial da Mulher combina quatro dimensões de atuação: a escuta ou a ouvidoria para possibilitar que as mulheres acionem seus direitos e denunciem abusos; estar onde as mulheres estão para informá-las sobre os seus direitos; formação de informação para o empoderamento feminino; e fortalecimento e valorização da participação das parlamentares mulheres.